Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/07 - Landi passa a dividir com Gomes o topo da tabela da V8 Light
 02/07 - Bueno é o novo líder da V8
 02/07 - Bueno venceu pela V8 em São Paulo
 02/07 - Landi venceu a tumultuada prova da V8 Light em Interlagos
 02/07 - Freire ganhou a disputa do domingo pela Júnior
 02/07 - Ekström venceu pelo DTM em Brands Hatch
 01/07 - FASP premiou os campeões e vices de 2005
 01/07 - Premiados FASP: Rallye
 01/07 - Premiados FASP: Kart Light
 01/07 - Premiados FASP: Kart Paulista
 01/07 - Premiados FASP: Arrancada
 01/07 - Premiados FASP: Velocidade na Terra
 01/07 - Premiados FASP: Velocidade no Asfalto
 01/07 - De Conto venceu a corrida da Junior
 01/07 - Michael encabeçará o ?1-2? da Ferrari nos EUA
 01/07 - Daniel e Daniel na primeira fila do grid da V8 Light
 01/07 - Bartels/Bertolini na pole position em Oschersleben
 01/07 - Muffato conquistou sua segunda pole na V8
 01/07 - Maluhy foi o melhor na classificatória da V8
 01/07 - Cauê e De Conto são os poles da Júnior em SP

... 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados