Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/06 - Montoya será dispensado pela McLaren ao final da temporada
 12/06 - Avallone Jr chegou na frente pela Spyder Race
 12/06 - Ometto Neto chegou na frente pela Stock Paulista
 12/06 - Barba, cabelo e bigode de Corazzari na CTC Pick Up
 12/06 - Zigomar faturou as duas provas do Marcas e Pilotos
 12/06 - Otero foi o ganhador pela F-São Paulo
 12/06 - Força Livre: Fernanda Parra não deu chances aos adversários
 12/06 - Carloni foi o nome da Super Classic
 12/06 - Füchter/Carvalho chegaram na frente em Volta Redonda
 11/06 - Porteiro foi desclassificado da 2ª prova em Silvertstone
 11/06 - Muffato é o novo líder da tabela do Brasileiro
 11/06 - Martins, de ponta a ponta em Guaporé
 11/06 - Confira os números do ?circo?
 11/06 - Mais um passeio de Alonso, desta vez em Silverstone
 11/06 - Com show, o fenômeno Hamilton ganhou mais uma
 10/06 - Castro Neves venceu a disputa no Texas
 10/06 - Renato Martins garantiu a pole em Guaporé
 10/06 - Muffato na frente também no quarto treino
 10/06 - Hamilton iniciou o final de semana com vitória em Silverstone
 10/06 - Sob chuva, Muffato dominou o treino em Guaporé

... 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados