Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/06 - Montoya será dispensado pela McLaren ao final da temporada
 12/06 - Avallone Jr chegou na frente pela Spyder Race
 12/06 - Ometto Neto chegou na frente pela Stock Paulista
 12/06 - Barba, cabelo e bigode de Corazzari na CTC Pick Up
 12/06 - Zigomar faturou as duas provas do Marcas e Pilotos
 12/06 - Otero foi o ganhador pela F-São Paulo
 12/06 - Força Livre: Fernanda Parra não deu chances aos adversários
 12/06 - Carloni foi o nome da Super Classic
 12/06 - Füchter/Carvalho chegaram na frente em Volta Redonda
 11/06 - Porteiro foi desclassificado da 2ª prova em Silvertstone
 11/06 - Muffato é o novo líder da tabela do Brasileiro
 11/06 - Martins, de ponta a ponta em Guaporé
 11/06 - Confira os números do ?circo?
 11/06 - Mais um passeio de Alonso, desta vez em Silverstone
 11/06 - Com show, o fenômeno Hamilton ganhou mais uma
 10/06 - Castro Neves venceu a disputa no Texas
 10/06 - Renato Martins garantiu a pole em Guaporé
 10/06 - Muffato na frente também no quarto treino
 10/06 - Hamilton iniciou o final de semana com vitória em Silverstone
 10/06 - Sob chuva, Muffato dominou o treino em Guaporé

... 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados