Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/06 - Montoya será dispensado pela McLaren ao final da temporada
 12/06 - Avallone Jr chegou na frente pela Spyder Race
 12/06 - Ometto Neto chegou na frente pela Stock Paulista
 12/06 - Barba, cabelo e bigode de Corazzari na CTC Pick Up
 12/06 - Zigomar faturou as duas provas do Marcas e Pilotos
 12/06 - Otero foi o ganhador pela F-São Paulo
 12/06 - Força Livre: Fernanda Parra não deu chances aos adversários
 12/06 - Carloni foi o nome da Super Classic
 12/06 - Füchter/Carvalho chegaram na frente em Volta Redonda
 11/06 - Porteiro foi desclassificado da 2ª prova em Silvertstone
 11/06 - Muffato é o novo líder da tabela do Brasileiro
 11/06 - Martins, de ponta a ponta em Guaporé
 11/06 - Confira os números do ?circo?
 11/06 - Mais um passeio de Alonso, desta vez em Silverstone
 11/06 - Com show, o fenômeno Hamilton ganhou mais uma
 10/06 - Castro Neves venceu a disputa no Texas
 10/06 - Renato Martins garantiu a pole em Guaporé
 10/06 - Muffato na frente também no quarto treino
 10/06 - Hamilton iniciou o final de semana com vitória em Silverstone
 10/06 - Sob chuva, Muffato dominou o treino em Guaporé

... 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados