Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/06 - Priaulx na pole da primeira prova do WTCC em Oschersleben
 03/06 - Grosjean sairá na pole position em Pau
 03/06 - Khodair ganhou a prova da Super Clio
 03/06 - Lapenna ganhou a prova da F-Renault em Brasília
 03/06 - Cardoso venceu a batalha contra Silva Jr na prova da Clio
 03/06 - Razia venceu a 6ª etapa do Sul-americano
 03/06 - Super Clio: Khodair na pole da prova do domingo
 03/06 - F-Renault: Soares garante a pole para a prova do domingo
 03/06 - Bragantini Jr sairá na frente pela Clio no domingo
 03/06 - Razia largará na pole pela F-3
 02/06 - Super Clio: Quebra das turbinas levou ao sorteio
 02/06 - Didi Junior conquistou a pole da F-Renault
 02/06 - Por sorteio, Piedade Jr é pole da Super Clio
 02/06 - Nunes sairá na pole da prova deste sábado no DF
 02/06 - Gontijo largará na frente pela Copa Clio
 02/06 - Romancini foi o melhor pela F-Renault
 02/06 - Sperafico terminou na frente o treino da Super Clio
 02/06 - Comando baiano na F-3 em Brasília
 02/06 - Kubrusly surpreendeu os adversários da Copa Clio
 01/06 - Veja os tempos da F-3 Sul-americana

... 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados