Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/06 - Veja todos os tempos da Super Clio
 01/06 - Confira os tempos da Copa Clio
 01/06 - Confira todos os tempos da F-Renault na quinta-feira
 01/06 - Veja os tempos dos treinos na França
 01/06 - Treinos secretos no DF são tema do ?Papo de Box?
 01/06 - Super Clio: Khodair foi o melhor em Brasília
 01/06 - CBA homenageia heróis do automobilismo
 01/06 - Nunes, no treino ?Top secret? da F-3
 01/06 - Soares foi o primeiro no secreto treino da F-Renault
 31/05 - Treinos começam nesta quinta-feira em Brasília
 31/05 - Foizer e Gomes são exceções nos rankings da F-Renault
 31/05 - Ninguém repetiu resultados nas provas da Clio no DF
 30/05 - Oito corridas agitarão Brasília neste final de semana
 30/05 - Americanos lotam os autódromos para as provas de Drifting
 30/05 - Confirmada para outubro a ´1000 Kilometros de Brasília´
 28/05 - Nesta segunda-feira, a festa de premiação da CBA
 28/05 - Campeões e vices de 2005 - Velocidade no Asfalto
 28/05 - Campeões e vices de 2005 - Rallye e Velocidade na Terra
 28/05 - Campeões e vices de 2005 Off-Road
 28/05 - Campeões e vices de 2005 - Kart

... 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados