Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/06 - Veja todos os tempos da Super Clio
 01/06 - Confira os tempos da Copa Clio
 01/06 - Confira todos os tempos da F-Renault na quinta-feira
 01/06 - Veja os tempos dos treinos na França
 01/06 - Treinos secretos no DF são tema do ?Papo de Box?
 01/06 - Super Clio: Khodair foi o melhor em Brasília
 01/06 - CBA homenageia heróis do automobilismo
 01/06 - Nunes, no treino ?Top secret? da F-3
 01/06 - Soares foi o primeiro no secreto treino da F-Renault
 31/05 - Treinos começam nesta quinta-feira em Brasília
 31/05 - Foizer e Gomes são exceções nos rankings da F-Renault
 31/05 - Ninguém repetiu resultados nas provas da Clio no DF
 30/05 - Oito corridas agitarão Brasília neste final de semana
 30/05 - Americanos lotam os autódromos para as provas de Drifting
 30/05 - Confirmada para outubro a ´1000 Kilometros de Brasília´
 28/05 - Nesta segunda-feira, a festa de premiação da CBA
 28/05 - Campeões e vices de 2005 - Velocidade no Asfalto
 28/05 - Campeões e vices de 2005 - Rallye e Velocidade na Terra
 28/05 - Campeões e vices de 2005 Off-Road
 28/05 - Campeões e vices de 2005 - Kart

... 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados