Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/05 - Rahal tornou-se o mais jovem vencedor da F-Atlantic
 21/05 - Confira os números do Brasileiro
 21/05 - Andrade venceu a etapa paulista da F-Truck
 21/05 - Loeb segue ignorando os adversários no WRC
 21/05 - Muller e Menu chegaram na frente pelo WTCC
 21/05 - Bruno é cada vez mais líder no Britânico
 21/05 - Conway venceu, e Senna foi o quarto em Donington
 21/05 - Risatti venceu, e Jimenez chegou na 2ª posição em Jarama
 21/05 - Senna ganhou a primeira do dia em Donington
 21/05 - Decisão de Comissários muda o grid da prova em SP
 20/05 - Rahal na pole, e Mattos o melhor brazuca no grid
 20/05 - Jardim surpreende os favoritos, e sairá na frente em SP
 20/05 - Com recorde, brazuca é pole em Mid-Ohio
 20/05 - Conway marcou outra pole, e Senna foi apenas 8º
 20/05 - Jimenez ganhou em Jarama
 20/05 - Conway na pole e Senna a seguir no grid da 3ª etapa
 19/05 - Andrade foi o melhor nos treinos em Interlagos
 19/05 - Jimenez foi o melhor no treino livre em Jarama
 18/05 - Lauda aposta em Raikkönen na Ferrari
 17/05 - Jardim vai estrear na F-Truck

... 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados