Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Feras de todo o continente se encontram em Florianópolis
Quarta-feira, 23 de Maio de 2001
 
As feras do kartismo brasileiro, argentino, porto-riquenho, uruguaio e paraguaio já estão reunidas em Florianópolis, onde neste final de semana vai acontecer mais uma edição do Campeonato Pan-americano de Kart, a segunda consecutiva realizada no Brasil.

No ano passado o "Pan" foi disputado no Kartódromo Raceland, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, de onde Alan Hellmeister saiu com o caneco pela categoria Júnior, e o também paulista Lucas Di Grassi levou a melhor na Fórmula A.

Desta vez a programação do Pan prevê a disputa por pilotos de três categorias: a Sudam Júnior, para kartistas de 13 a 14 anos, a Sudam, para pilotos com mais de 15 anos, e o Troféu Super Sênior das Américas, onde os inscritos têm 25 anos ou mais. Nas duas primeiras categorias os motores serão os 125cc movidos a gasolina, enquanto os propulsores usados pelos Seniores serão também os de 125 cc, mas movidos a álcool.

Depois das oportunidades que os pilotos terão para realizarem acertos nos Karts durante os treinos livres desta quarta e quinta-feiras, as disputas começam "prá valer" no sábado. Veja abaixo como funciona o critério de disputas do certame.

Entenda os critérios de disputas do Pan

O critério de disputas do Pan-americano é o mesmo que rege os demais campeonatos supervisionados pela Comissão Internacional de Kart da Confederação Internacional de Automobilismo, a CIK/FIA.

As tomadas de tempos que estão programadas para a sexta-feira servem apenas para definir as posições no "larga" da primeira prova classificatória do sábado. Nela, e nas outras duas corridas de classificação, os pilotos têm pontuações atribuídas inversamente ao que normalmente é aplicado. O vitorioso numa prova perde 0 ponto; o segundo colocado perde 2, o terceiro 3 pontos, o quarto 4, e assim sucessivemente.

Depois das três corridas de classificação, o piloto com direito à pole position, claro, será aquele com menos pontos negativos acumulados; o segundo no grid será o segundo com menos pontos perdidos, e assim por diante.

Nas duas corridas finais, que estão marcadas para o domingo, todos os pilotos entram "zerados" na pista. O vencedor de cada um delas marca 15 pontos (desta vez positivos), o segundo colocado 12, o terceiro 10, o quarto 8, e o quinto 6 pontos. O sexto colocado na disputa recebe 5 pontos, o sétimo 4, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1 ponto.

Como indica a lógica, os melhores das Américas depois das duas corridas do domingo serão aqueles com mais pontos acumulados. No ano passado, em Curitiba, o título de Lucas Di Grassi na Fórmula A foi conquistado graças ao acúmulo de 27 pontos, dois a mais que o total alcançado por Roberto Streit Filho, hoje piloto da F-Chevrolet. Pela Júnior, o título de Hellmeister foi conquistado graças ao total de 30 pontos, oito a mais que os alcançados pelo argentino Nicolas Magaldi.


 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/05 - ?Bild? coloca Senna na Toro Rosso
 16/05 - Cortez Júnior ganhou pela Copa Fusca
 16/05 - Posses venceu duas pela GT 3 Cup
 16/05 - Vital: duas vezes o melhor pela Spyder
 16/05 - Debes Jr. foi o nome na CTC Pick Up
 16/05 - Farias Jr.: duas vezes no ?Marcas?
 16/05 - Sotto Mayor ganhou duas pela Força Livre
 16/05 - Finotti chegou na frente pela Super Classic
 15/05 - Pruett/Diaz venceram, e Haberfeld foi o melhor brazuca
 14/05 - Collard/Boullion venceram a 1000 Km de Spa
 14/05 - Felipe Lapenna ganhou pela quarta vez na F-Renault
 14/05 - Gontijo venceu pela segunda vez na Copa Clio
 14/05 - Alonso ampliou para 15 pontos a vantagem sobre Schumacher
 14/05 - Sanches segue líder da Copa Clio
 14/05 - F-Renault: Lapenna ampliou sua vantagem
 14/05 - Lapenna chegou na frente pela Fórmula Renault
 14/05 - Piedade Jr é o primeiro vencedor da Super Clio
 14/05 - Alonso venceu fácil o GP da Espanha
 14/05 - Gontijo ganhou a prova da Clio em Campo Grande
 13/05 - Nascimento Jr é o primeiro pole da Super Clio

... 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados