Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Reunião nesta segunda pode decidir o futuro da pista carioca
Domingo, 09 de Fevereiro de 2003
 
Numa reunião que vai ser realizada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o Prefeito da capital carioca César Maia e seu secretário de Esportes Ruy Cezar Miranda Reis poderão estar dando um passo definitivo em direção àquilo que já há muito tempo estão perseguindo: inviabilizar o uso do Autódromo Internacional Nelson Piquet para a disputa de corridas.

A dupla, que já tornou o uso da pista proibido através de um decreto que fechou o lugar a partir de meados de janeiro, e que através da cobrança de uma extorsiva taxa de R$ R$ 3.570,00 diários afugenta qualquer um que queira usar o traçado naqueles poucos momentos em que decidem liberá-lo, deve estar comemorando o fato de ter feito o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), acreditar que a área interna do circuito pode ser usada para a construção de quatro instalações destinadas à sede dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Nem contando o período que a pista inaugurada no dia 7 de agosto de 1977 vai ficar fechada para as obras, vai haver ainda mais um enorme problema depois que estas estiverem concluídas, uma vez que barreiras vão existir justamente nos pontos do traçado em que mais comumente há desgarradas de alguns carros.

Senão vejamos:

Justamente após a ?Primeira Perna do Esse?, o COB pretende construir um Velódromo (Nr. 1 na imagem); junto à segunda perna da mesma curva, o Comitê Olímpico quer erguer um Estádio de Atletismo (Nr. 2). Imediatamente após a saída da ?Curva 1?, deve surgir um Parque Aquático (Nr. 3), enquanto a área exatamente frontal à ?Curva Nonato? deve receber mais uma edificação, esta destinada ao abrigo de uma Arena Poliesportiva e para a disputa de jogos de Basquete (Nr. 4).

Diante de tudo isso, cabe a nós, e a qualquer um que goste de automobilismo, fazer ao respeitadíssimo Senhor Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman as seguintes indagações:

1) Porque usar a área interna do circuito para a realização das obras, sendo que o próprio bairro de Jacarepaguá tem tantos outros lugares com área mais que suficiente para elas?.

2) Teria a brilhante idéia de usar a área do circuito partido de cabeças internas ao COB, ou há nisso alguma influência do Ilustríssimo Senhor Prefeito da capital carioca?.

3) Teria o Senhor Carlos Arthur Nuzman noção de quão perigoso é para qualquer praticante de automobilismo ou motociclismo a existência de qualquer coisa que não gramado ou, na pior das hipóteses, pneus de proteção em áreas de escape de um circuito, e consciência de que edificações tiram do piloto qualquer possibilidade de visualização de pontos importantes da pista?.

4) Porque, Senhor Carlos Nuzman, Vossa Senhoria, pessoa que já prestou serviços relevantes ao esporte, pretende para a realização do Pan, inviabilizar o uso de uma praça usada para a prática da modalidade esportiva que mais glórias conferiu a nosso país?, e,

5) Como ficará a situação do público de competições após o Pan, tendo à frente ?elefantes brancos? que o impedirá de assistir às corridas?.

Toda a coletividade automobilística espera que o Comitê Olímpico Brasileiro reveja seus planos de localização dos complexos a princípio sediados dentro do Autódromo.

Não porque achemos que as atividades esportivas comandadas pela Confederação dirigida pelo Sr. Nuzman não tenham importância, ou porque não queiramos que o Rio, ou qualquer outra cidade de nosso país sedie o Pan.

Apenas acreditamos piamente que esportes podem perfeitamente subsistir sem a necessidade de canibalizar os demais.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/05 - ?Bild? coloca Senna na Toro Rosso
 16/05 - Cortez Júnior ganhou pela Copa Fusca
 16/05 - Posses venceu duas pela GT 3 Cup
 16/05 - Vital: duas vezes o melhor pela Spyder
 16/05 - Debes Jr. foi o nome na CTC Pick Up
 16/05 - Farias Jr.: duas vezes no ?Marcas?
 16/05 - Sotto Mayor ganhou duas pela Força Livre
 16/05 - Finotti chegou na frente pela Super Classic
 15/05 - Pruett/Diaz venceram, e Haberfeld foi o melhor brazuca
 14/05 - Collard/Boullion venceram a 1000 Km de Spa
 14/05 - Felipe Lapenna ganhou pela quarta vez na F-Renault
 14/05 - Gontijo venceu pela segunda vez na Copa Clio
 14/05 - Alonso ampliou para 15 pontos a vantagem sobre Schumacher
 14/05 - Sanches segue líder da Copa Clio
 14/05 - F-Renault: Lapenna ampliou sua vantagem
 14/05 - Lapenna chegou na frente pela Fórmula Renault
 14/05 - Piedade Jr é o primeiro vencedor da Super Clio
 14/05 - Alonso venceu fácil o GP da Espanha
 14/05 - Gontijo ganhou a prova da Clio em Campo Grande
 13/05 - Nascimento Jr é o primeiro pole da Super Clio

... 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados