Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
GT3: Pilotos esperam mais da Ferrari F430 em 2009
Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008
 
Equipe espera melhor equalização na categoria (Foto: Luca Bassani)
Equipe Pósitron/Greco lamenta uma melhor paridade dos carros no Brasil

Acompanhar e disputar uma categoria que reúne carrões como a Ferrari F430, Porsche 997, Lamborghini Gallardo,Dodge Viper e Ford GT é o desejo de 10 entre 10 pessoas envolvidas com o automobilismo. Ao alinhar um modelo da montadora italiana do cavalinho rampante na temporada 2008 da GT3 Brasil, a equipe Pósitron/Greco realizou esse sonho. ?Nossa primeira temporada foi muito legal, dentro do que a gente pôde fazer. Mas se a Ferrari não tivesse sido prejudicada, poderia ter sido bem melhor. Tínhamos tudo para andar na frente?, afirma Antonio Jorge Neto, que durante o ano dividiu o cockpit com Renato Cattalini.

O campineiro Antonio Jorge Neto acredita que o principal empecilho que o time enfrentou para ter melhores resultados, foi o desequilíbrio da Ferrari F430 com os demais bólidos da competição em virtude do regulamento técnico. ?O maior problema foi que a equalização não aconteceu. A diferença para os demais carros era muito grande?, explica. Ainda assim a equipe teve bons momentos e conseguiu em duas provas (3ª etapa em Interlagos e 5ª etapa em Brasília) ficar entre os cinco primeiros. ?A questão do equilíbrio foi muita falada o ano inteiro, por todos que usaram a F430, principalmente quanto à potência do motor. Apenas com o tempo frio, como o que existe na Europa, conseguíamos ser competitivos?, analisa o paranaense Renato Cattalini.

Além de uma paridade e adequação mais bem desenvolvida para o clima tropical do Brasil, as quebras atrapalharam bastante. ?Tivemos muitos problemas durante o ano, foi frustrante. Não por falta de qualidade dos nossos profissionais, mas o carro é muito sensível às condições climáticas e de nossas exigentes pistas?, conta Cattalini. Sem as falhas mecânicas, a equipe aposta que poderia ter tido melhores resultados. ?Espero que a Ferrari resolva esses problemas. O carro evoluiu durante o ano e estava excelente na corrida final. Sem quebras, podemos brigar por mais pódios e entrar forte na disputa do ano que vem?, acredita o experiente Fábio Greco, chefe da escuderia Póstron/Greco.

Jorge Neto também faz ressalvas a formatação de algumas duplas, que contavam com dois pilotos profissionais, sem o chamado Gentleman Driver, um dos alicerces da categoria. ?As duplas ficaram desequilibradas. Desviou o objetivo do campeonato, de proporcionar a interação entre o Gentleman Driver e o piloto profissional, e isso é ruim?, afirma. No entanto, o competidor vê com bons olhos o futuro da competição. ?A GT3 tem um apelo muito grande, tem tudo para explodir. São carros dos sonhos, que todos querem guiar e ver na pista. Com a equalização ideal entre todas as marcas e também de duplas, será uma categoria perfeita?, exclama.

Os membros da equipe são unânimes ao apontar o principal fator positivo encontrado durante as 16 etapas da GT3 Brasil. ?A convivência entre todos nós era realmente muito boa, contribuiu muito para que o trabalho fosse o melhor possível?, explica Cattalini. E para 2009 a parceria espera render mais frutos. ?As quatro partes do time ? Jorge Neto, Cattalini, equipe Greco e Pósitron ? formaram um casamento legal, apesar de os resultados não terem sido o ideal. Temos uma ótima perspectiva para o ano que vem?, finaliza Greco.

Temporada 2009

Algumas novidades já foram anunciadas para a temporada do ano que vem. A principal mudança aparece no calendário provisório, que aponta quatro das oito etapas a serem disputadas em São Paulo, no Autódromo de Interlaogos. ?Para nós é bom, principalmente em termos de logística e redução de custos, pois a equipe é sediada na capital paulista. Também é interessante para a categoria e para o público, já que a cidade é a maior praça do esporte no país?, explica Greco. Outra inovação é a troca dos atuais pneus franceses Michelin para os compostos da Pirelli, de fabricação nacional. ?Nos testes, os novos pneus foram bons para nossa Ferrari. Os pneus traseiros são mais largos, geram mais aderência e resolvem alguns de nossos problemas?, conclui.

Este é o calendário provisório da GT3 para a temporada de 2009:

26/04 ? Autódromo de Interlagos - SP
31/05 ? Autódromo de Curitiba - PR
21/06 ? Autódromo de Interlagos - SP
26/07 ? Autódromo de Londrina ? PR
16/08 ? Autódromo de Interlagos ? SP
20/09 ? A definir
11/10 ? Autódromo de Santa Cruz do Sul ? SP
15/11 ? Autódromo de Interlagos - SP

Confira a classificação final da GT3 Brasil em 2008:

1º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 116 pontos;
2º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), 100;
3º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), 66;
4º) A.Feldmann (VC, PR), 63;
5º) V.Brito (P9, PB), 49;
6º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), 46;
7º) L.Kaesemodel (VC, PR), 45;
8º) P.Bonifacio/I.Hoffmann (LG, SP/PR), 44;
9º) M.Stumpf (VC, RS), 36;
10º) N.Gresse (P9, SP), 33;
11º) E.Nascimento/L.Burti (VC, RJ/SP), 28;
12º) E.Fittipaldi (P9, SP), 26;
13º) A.Khodair (F4, SP), 24;
14º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), 23;
15º) M.Hahn (F4, SP), 19;
15º) A.Mazzochi (VC, RS), 19;
17º) R.Matias (VC, RS), 17;
18º) T.Marques (VC, PR), 13;
18º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), 13;
20º) W.Fittipaldi (P9, SP), 10;
21º) César Urnhani (F4, SP), 5;
21º) Daniel Landi (VC, SP), 5;
23º) S.Lucio/ L. Garcia (F4, DF/DF), 2;
23º) A.Colares/A.Giaffone N (VC, SP/SP), 2;
23º) O.Mesquita (P9, SP), 2;
23º) A.Hermann (P9, SP), 2.

LEGENDA
F4 ? Ferrari F430 V8
FG ? Ford GT V8
LG ? Lamborghini Gallardo V10
P9 ? Porsche 997 GT3 Cup S Boxer
VC ? Dodge Viper Competition Coupé V10

Consulte www.gt3.com.br
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 13/05 - Chuva adiou para este domingo o ´Pole Day´
 13/05 - Bragantini garante a saída na pole pela Clio
 13/05 - Soares ganhou de ponta a ponta no MS
 13/05 - Lapenna é ´estreante´ na pole position
 13/05 - Premat ganhou a corrida deste sábado
 13/05 - Também Melo Júnior largará na pole
 13/05 - Haberfeld/Fernandez sairão na pole position pela Grand Am
 13/05 - Khodair encerrou na frente o terceiro treino da Super Clio
 13/05 - Gontijo segue à frente dos adversários
 13/05 - Lapenna sairá na frente neste domingo
 13/05 - Alonso vai encabeçar o grid em Barcelona
 13/05 - Cardoso e Cordova são os recordistas da Clio em Campo Grande
 13/05 - Tem pole verde e amarela no Texas
 12/05 - Dominguez largará na pole em Houston
 12/05 - Pole é a segunda da carreira de Soares
 12/05 - F-Renault: Soares é o pole da prova deste sábado
 12/05 - Frediani Jr na frente. Ebrahim o melhor pela Super Clio
 12/05 - Gontijo: o melhor da Clio também no segundo treino
 12/05 - Penalização de Hamilton coloca Piquet na pole
 12/05 - Hamilton na pole, e Piquet na 1ª fila em Barcelona

... 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados