Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/05 - Hamilton venceu novamente em Nürburgring
 06/05 - Longin, Kumpen e Hezemans sairão na frente em Silverstone
 06/05 - Xandynho sairá da segunda posição neste domingo
 06/05 - Piquet segue comandando a tabela da GP2
 06/05 - Moraes largará na frente na disputa do domingo
 06/05 - Hamilton venceu a prova da GP2 em Nürburgring
 06/05 - Nunes conquistou mais uma pole em Santa Fé
 06/05 - Físico irritou-se com Villeneuve
 06/05 - Alonso sairá na frente. Schummy em segundo e brazucas a seguir
 06/05 - Schumacher começou o dia na frente
 05/05 - Wurz foi o melhor do dia em Nürburgring
 05/05 - Piquet conquistou sua segunda pole na GP2
 05/05 - Nunes saiu na pole, e Moraes venceu em Santa Fé
 04/05 - Pan e Sul-americano mudaram os rankings
 04/05 - Ide apenas testa. Montagny será o titular da Super Aguri
 03/05 - Zé Augusto chegou na frente pela Copa Fusca
 03/05 - Gottschalk fez a festa na CTC Pick Up
 03/05 - Crespo chegou na frente pela Stock Paulista
 03/05 - Henrique José e Leonardo Vital chegaram na frente pela Spyder Race
 03/05 - Barbosa ganhou pela Fórmula SP

... 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados