Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/05 - Hamilton venceu novamente em Nürburgring
 06/05 - Longin, Kumpen e Hezemans sairão na frente em Silverstone
 06/05 - Xandynho sairá da segunda posição neste domingo
 06/05 - Piquet segue comandando a tabela da GP2
 06/05 - Moraes largará na frente na disputa do domingo
 06/05 - Hamilton venceu a prova da GP2 em Nürburgring
 06/05 - Nunes conquistou mais uma pole em Santa Fé
 06/05 - Físico irritou-se com Villeneuve
 06/05 - Alonso sairá na frente. Schummy em segundo e brazucas a seguir
 06/05 - Schumacher começou o dia na frente
 05/05 - Wurz foi o melhor do dia em Nürburgring
 05/05 - Piquet conquistou sua segunda pole na GP2
 05/05 - Nunes saiu na pole, e Moraes venceu em Santa Fé
 04/05 - Pan e Sul-americano mudaram os rankings
 04/05 - Ide apenas testa. Montagny será o titular da Super Aguri
 03/05 - Zé Augusto chegou na frente pela Copa Fusca
 03/05 - Gottschalk fez a festa na CTC Pick Up
 03/05 - Crespo chegou na frente pela Stock Paulista
 03/05 - Henrique José e Leonardo Vital chegaram na frente pela Spyder Race
 03/05 - Barbosa ganhou pela Fórmula SP

... 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados