Uma das maiores fabricantes mundiais de carros de corrida, a Dallara ainda não desistiu do sonho de também fazer um projeto vencedor na Fórmula 1. A empresa fundada em 1972 por Giampaolo Dallara, um engenheiro que teve passagens pela Ferrari, Maserati e Lamborghini, já tem um projeto para voltar a principal categoria do automobilismo mundial em 2006.
Existem ainda suspeitas de quem esteja bancando o projeto, embora recentes especulações apontem para um grupo russo. A empresa já recebeu um adiantamento de US$ 80 milhões para contratar técnicos e engenheiros, assim como melhorar a infra-estrutura da fábrica, que contará também com um túnel de vento.
O projeto será oficialmente divulgado apenas quanto chegarem a um acordo com alguma montadora, embora o caminho mais normal seja alugar os propulsores da Cosworth ou se tornar os primeiros clientes da Toyota. Essa decisão deve ser tomada até o final da temporada.
A Dallara foi responsável pelos carros da Scuderia Italia na Fórmula 1 entre 1988 e 1992. Embora promissores, os chassis sempre sofreram com os fracos motores Cosworth. Em 1993, a equipe do empresário Beppe Lucchini tentou a sorte com a Lola e logo depois fechou as portas. Antes, a empresa participou como consultora dos primeiros modelos da Williams. |