Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/05 - Pro Mazda: Resultado da 4ª etapa
 13/05 - Pietro Fittipaldi marcou mais duas poles na Formula V8 3.5
 13/05 - Os tempos da Formula V8 3.5 World Series em Monza
 13/05 - Resultado da corrida da USF2000
 13/05 - Askew venceu mais uma, e Kohl foi 9º na USF2000
 13/05 - Hamilton larga na pole do GP da Espanha
 13/05 - Os tempos da classificatória na Espanha
 12/05 - “Hulalá, êss foi fácil”
 12/05 - Resultado da F-Indy Lights
 12/05 - Franzoni: Brilho verde e amarelo na corrida da Pro Mazda
 12/05 - Pro Mazda: Resultado da 3ª etapa
 12/05 - Askew passeou pela pista e brasileiros foram mal em Indianápolis
 12/05 - Resultado da prova da USF2000
 12/05 - Kaiser liderou, e Leist fechou a nona marca em “Indy”
 12/05 - Brazucas se saíram bem no treino da Pro Mazda em Indianápolis
 12/05 - Tempos da Pro Mazda em Indianápolis
 12/05 - Hamilton não deu chances a ninguém nos treinos em Barcelona
 12/05 - As marcas da segunda sessão na Espanha
 12/05 - Tempos do primeiro treino em Barcelona
 10/05 - Campeonato Paulista de Kart será daqui a duas semanas

... 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados