Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/04 - Mesmo sem vencer, Piquet segue líder na GP2
 23/04 - Alonso ampliou vantagem; Schumacher é vice-líder
 23/04 - (Mais uma) Barbeiragem de Ide provocou acidente na 1ª volta
 23/04 - Schummy dá show, e chega na frente em Ímola
 22/04 - Paranaenses fizeram ?1-2-3? na Sênior A
 22/04 - Pacetti derrotou o líder na Graduados A
 22/04 - Horto chegou na frente pela Novatos
 22/04 - Michael na pole, e brasileiros na terceira e quarta vagas do grid
 22/04 - Os números da Fórmula Indy
 22/04 - Castro Neves venceu a segunda consecutiva na F-Indy
 21/04 - Michael comandou o dia de treinos em Ímola
 21/04 - Choveu, e Castro Neves sairá na frente em Motegi
 19/04 - Há apenas dois ´Hat Trick´ na história do GP de San Marino
 19/04 - Os resultados das provas em Ímola
 19/04 - Senna tem mais poles em Ímola
 19/04 - De olho nos horários do ?circo?
 19/04 - Michael na primeira rodada de coletivas
 18/04 - Sai Rio, entra Campo Grande
 17/04 - Bruno ganhou também a segunda prova no Oulton Park
 17/04 - Brilho verde e amarelo em solo japonês

... 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados