Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/04 - Senna venceu a primeira do Britânico
 16/04 - Muffato ganhou a prova cearense da Truck
 15/04 - Pedro Muffato vai largar na frente da prova cearense
 15/04 - Conway comandará o grid. Senna alinhará a seguir
 15/04 - Senna na pole para a primeira do Britânico
 14/04 - Jarvis na frente, e Senna com a 5ª marca nos treinos
 14/04 - Prefeitura do RJ descumpre acordo, e CBA irá à Justiça
 13/04 - Todos os campeões da F-3 Britânica
 13/04 - Dez brasileiros já ?chegaram lá? pela categoria
 13/04 - Valério e Senna defenderão o verde e amarelo na Britânica
 13/04 - Nova categoria foi a responsável pelo adiamento
 13/04 - Pódio brazuca na F-Ford Inglesa
 12/04 - Adiada a rodada gaúcha do Speed Show
 12/04 - Santa Catarina sediará abertura do Brasileiro de Cross Country
 12/04 - Acertos começarão do zero na chegada da Truck ao Ceará
 12/04 - Salustiano tem mais participações no Brasileiro
 12/04 - Mudanças na classificatória para a prova em Pinhais
 11/04 - ?Em casa?, Loeb voltou a vencer no WRC
 10/04 - Movimentados os rankings do Placar Brasil
 10/04 - Barba e Ucha venceram. Iaconelli colocou o Brasil no pódio do Espanhol

... 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados