Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/04 - Torres: vitória brazuca na Fórmula Russell
 10/04 - Ide: na corda bamba
 10/04 - Vitórias italianas, e pódio brazuca na F-3000 Euroseries
 10/04 - Bourdais ganhou a prova em Long Beach
 10/04 - Collard/Boullion ganharam na abertura da LMES
 09/04 - Schneider chegou na frente na primeira do DTM
 09/04 - Wirth venceu, e brazucas ficaram entre os ?Top Ten?
 09/04 - Ammermuller ganhou. Piquet foi o 4º da GP2 em Valência
 08/04 - Diaz/Pruett venceram pela GrandAm. Negri foi o 5º
 08/04 - Wirth largará na pole da Fórmula Atlantic
 08/04 - Tem pole brazuca na LMES
 08/04 - GP2: Piquet venceu a prova de abertura em Valência
 07/04 - Bourdais dominou nas ruas de Long Beach
 07/04 - Spengler foi o mais veloz em Hockenheim
 07/04 - Alesi dominou o primeiro treino do DTM
 06/04 - Três brazucas vão correr na Champ Car Atlantic
 05/04 - Simmons ocupará vaga de Dana
 05/04 - Ranking de Melhores voltas da Stock Car em SP
 05/04 - Mudança nas classificatórias e presença feminina no DTM
 05/04 - Nenhum brasileiro disputará o Europeu da categoria

... 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados