Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 05/04 - GT3 Cup começou com duas vitórias de Negrão
 03/04 - Grandes modificações nos totais do Placar Brasil
 03/04 - Brazuca conquistou uma vitória pela Comer Cup
 03/04 - Mattos venceu também em sua segunda prova na IPS
 02/04 - Pobst ganhou, e Kleinubing foi o terceiro nas ruas da Flórida
 02/04 - Castro Neves ganhou nas ruas de St. Petersburg
 02/04 - Senna venceu pela terceira vez no Albert Park
 02/04 - Farfus Júnior ganhou a segunda prova do WTCC na Itália
 02/04 - Priaulx venceu a primeira do WTCC em Monza
 02/04 - Veja os números finais da A1 GP
 02/04 - Malásia e República Checa venceram pela A1GP na China
 02/04 - Confira os resultados das provas na Austrália
 02/04 - Speed perde o ponto marcado em Melbourne
 02/04 - Confira os números do ?circo?
 02/04 - Alonso venceu em Melbourne
 01/04 - Bruno Senna voltou a vencer na Austrália
 01/04 - Franchitti sairá na pole em St. Petesburg
 01/04 - Button vai encabeçar o grid em Merlbourne
 31/03 - Treinos receberam críticas
 31/03 - Heidfeld e Villeneuve fecharam um "1-2" da BMW-Sauber

... 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados