Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
Quarta-feira, 05 de Junho de 2002
 
Por uso de uma pastilha de freio não autorizada pelo regulamento, o paulista Luiz Carreira Júnior foi desclassificado da 2ª etapa da Copa Clio Brasil, prova disputada no domingo no Autódromo Internacional de Tarumã que foi vencida pelo gaúcho Alexandre Conill.

Carreira cruzou a linha de chegada na segunda posição, mas na vistoria realizada após a prova os Comissários Técnicos verificaram que as pastilhas usadas não foram aquelas permitidas pelo regulamento. "As pastilhas usadas foram as Feredo, originais, mas não aquelas permitidas pelo regulamento", disse o Comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo Carlos Montagner, segundo que o tipo usado possui uma ranhura para ventilação, o que não é permitido.

Ainda segundo Montagner, a cientificação quanto à desclassificação está à disposição do piloto na sede da Federação de Automobilismo de São Paulo, já que "não havia mais ninguém da equipe nos boxes quando houve a decisão dos Comissários", relatou.

"Não houve má fé", disse Carreira

Luiz Carreira, o chefe do time pelo qual correram o filho, Luís Carreira Jr., os sobrinhos Fábio e André Carreira, o paulista Vicente Siciliano e o gaúcho Eduardo Möller ? que fez sua estréia na categoria ?, disse que não deverá recorrer da desclassificação de Carreira Júnior.

Segundo Luiz, as pastilhas usadas foram as da marca Ferodo (originais da linha Renault), e foram compradas num fornecedor antigo. "Depois das provas em Curitiba e Brasília tivemos de trocar as pastilhas do carro do Luiz, e as compramos numa loja de confiança. Eu apenas não sabia que havia alguma restrição quanto ao modelo a ser usado", falou.

Carreira ressaltou ainda que: "Não houve má fé no uso de um determinado tipo de pastilha, até porquê praticamente não se usa os freios em Tarumã. Se tivéssemos alguma intenção de obter vantagem, teríamos usado as tais pastilhas também nos outros carros", ele concluiu.

Como ficou o resultado

Depois da decisão quanto à desclassificação de Luiz Carreira, o resultado final da corrida em Tarumã ficou assim:


1º) Alexandre Conill (RS, Taurus), 29 voltas em 41m04s749 numa média de 127,74 km/h
2º) Fábio Carreira (SP, Carreira Racing), a 1s071
3º) René Bauer (SP, Energizer/Hot Car/Oficina Brasil), a 1s293
4º) Cláudio Gontijo (MG, Triboil Racing/Control Fleet), a 7s607
5º) Leonardo Burti (SP, SMC Locação/GD Burti/Off 7 Burti), a 7s744
6º) Vicente Siciliano Jr. (SP, Carreira Racing), a 8s102
7º) José Catanha (DF, Maxima Petroleos), a 8s706
8º) Wilton Neto (RJ, JL Racing Velocidade), a 8s730
9º) Elias Nascimento Jr. (RJ, Murilo Piloto Racing), a 9s396
10º) Wagner Cardoso (SP, CNA-Inglês Definitivo), a 9s643
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/03 - Veja os números da F-3 Sul-americana
 26/03 - Veja os números da Copa Clio
 26/03 - Veja os números da Fórmula Renault
 26/03 - Guto estreou com duas vitórias no Trofeo
 26/03 - Razia em dose dupla
 26/03 - Nem o susto da manhã impediu a vitória de Lapenna
 26/03 - Show de ?pegas? e a vitória de Sanches em Curitiba
 26/03 - Campos: surpresa goiana no Warm Up da F-Renault
 26/03 - Cardoso na frente no aquecimento da Clio
 26/03 - Moraes comandou o Warm Up da F-3
 26/03 - Regulamento volta ao que era até 2003
 25/03 - Prova adiada encerrará programação em Curitiba
 25/03 - Howard é o pole, e Camara Neto sai em terceiro
 25/03 - Hornish Jr na pole. E Castro Neves fecha o ?1-2? da Team Penske no grid
 25/03 - Sanchez jamais havia saído na frente
 25/03 - Chuva e acordo legal adiam a primeira prova da F-3
 25/03 - Trofeo Maserati ? Guto Negrão é pole na primeira etapa
 25/03 - Nos últimos instantes, Sanches roubou a pole de Bragantini Jr.
 25/03 - Quadros venceu atrás do Safety Car
 25/03 - Sul-brasileiro ? Balbuena larga na frente pela Mirim

... 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados