Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/03 - Veja os números da F-3 Sul-americana
 26/03 - Veja os números da Copa Clio
 26/03 - Veja os números da Fórmula Renault
 26/03 - Guto estreou com duas vitórias no Trofeo
 26/03 - Razia em dose dupla
 26/03 - Nem o susto da manhã impediu a vitória de Lapenna
 26/03 - Show de ?pegas? e a vitória de Sanches em Curitiba
 26/03 - Campos: surpresa goiana no Warm Up da F-Renault
 26/03 - Cardoso na frente no aquecimento da Clio
 26/03 - Moraes comandou o Warm Up da F-3
 26/03 - Regulamento volta ao que era até 2003
 25/03 - Prova adiada encerrará programação em Curitiba
 25/03 - Howard é o pole, e Camara Neto sai em terceiro
 25/03 - Hornish Jr na pole. E Castro Neves fecha o ?1-2? da Team Penske no grid
 25/03 - Sanchez jamais havia saído na frente
 25/03 - Chuva e acordo legal adiam a primeira prova da F-3
 25/03 - Trofeo Maserati ? Guto Negrão é pole na primeira etapa
 25/03 - Nos últimos instantes, Sanches roubou a pole de Bragantini Jr.
 25/03 - Quadros venceu atrás do Safety Car
 25/03 - Sul-brasileiro ? Balbuena larga na frente pela Mirim

... 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados