Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/03 - Chuva forte atrasa a programação em Pinhais
 25/03 - Segue a escrita de poles únicos em Pinhais
 25/03 - Fernando foi prá Galera, e sai na frente neste domingo
 25/03 - Comando goiano no terceiro treino da Clio
 25/03 - Razia sairá na frente neste domingo
 24/03 - Pole position gaúcha na F-Renault
 24/03 - Nunes é o primeiro pole da F-3 na temporada
 24/03 - Foi a vez de Cardoso andar na frente pela Clio
 24/03 - Razia voltou a ser o mais veloz da F-3
 24/03 - Soares foi o mais veloz pela Fórmula Renault
 24/03 - Trabalho extra para o time
 24/03 - Veja os tempos do primeiro treino em Curitiba
 24/03 - Kubrusly surpreendeu os advesários no treino da Clio
 24/03 - O ranking geral de vitórias na Copa Clio
 24/03 - O ranking geral de vitórias na F-Renault
 24/03 - Canceladas as provas em Interlagos
 23/03 - Prefeitura do Rio aceita acordo e provas serão realizadas
 23/03 - Pick-up Racing: mais uma categoria na TV
 23/03 - Mudança de data do Endurance, e novo ?Tabelão?
 22/03 - Veja a programação do final de semana em Pinhais

... 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados