Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/03 - Time descobriu causa do pouco rendimento do carro de ?Físico?
 15/03 - Divulgada a lista de coletivas na Malásia
 15/03 - Confira a programação do GP da Malásia
 14/03 - Ecclestone elogiou o estreante Nico
 13/03 - Tabelão: agora mais completo
 12/03 - Confira os números da A1GP
 12/03 - Duas vitórias mexicanas, e a França faturou o título da A1GP
 12/03 - Alonso venceu Schumacher na batalha do Bahrain
 11/03 - México largará na frente em Laguna Seca
 11/03 - Com pole no Bahrain, Michael se igualou a Senna
 11/03 - Button liderou o terceiro treino no Bahrein
 10/03 - Emerson otimista... Outra vez?
 10/03 - Polonês fechou mais voltas no Bahrain
 10/03 - Apenas dois mantiveram o tempo inicial
 10/03 - Davidson, com Honda, terminou na frente
 10/03 - Marcada para a segunda-feira audiência sobre ?caso Jacarepaguá?
 10/03 - Kubica colocou a BMW na frente
 09/03 - Apresentado o Bora Stock Car
 09/03 - Trofeo na TV
 09/03 - Servia confirmado como piloto da PKV

... 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados