Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/03 - Time descobriu causa do pouco rendimento do carro de ?Físico?
 15/03 - Divulgada a lista de coletivas na Malásia
 15/03 - Confira a programação do GP da Malásia
 14/03 - Ecclestone elogiou o estreante Nico
 13/03 - Tabelão: agora mais completo
 12/03 - Confira os números da A1GP
 12/03 - Duas vitórias mexicanas, e a França faturou o título da A1GP
 12/03 - Alonso venceu Schumacher na batalha do Bahrain
 11/03 - México largará na frente em Laguna Seca
 11/03 - Com pole no Bahrain, Michael se igualou a Senna
 11/03 - Button liderou o terceiro treino no Bahrein
 10/03 - Emerson otimista... Outra vez?
 10/03 - Polonês fechou mais voltas no Bahrain
 10/03 - Apenas dois mantiveram o tempo inicial
 10/03 - Davidson, com Honda, terminou na frente
 10/03 - Marcada para a segunda-feira audiência sobre ?caso Jacarepaguá?
 10/03 - Kubica colocou a BMW na frente
 09/03 - Apresentado o Bora Stock Car
 09/03 - Trofeo na TV
 09/03 - Servia confirmado como piloto da PKV

... 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados