Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/03 - SporTV mostrará treinos livres
 09/03 - E por falar em Arrancada...
 09/03 - Federação do TO lançará Campeonato de Arrancada
 08/03 - Todos os campeões da F-1
 08/03 - Na Fórmula 1, Desafios e incógnitas na temporada 2006
 08/03 - Primeiro treino será no princípio da manhã desta sexta-feira
 08/03 - A estréia de mais um Piquet, e bons ?pegas? no ?Super Centro Oeste?
 05/03 - Reviravolta na história da prova da A1GP nos EUA
 05/03 - Cancelada a prova da A1GP nos EUA
 04/03 - Carreata percorrerá a orla da Barra da Tijuca
 04/03 - Pruett/Diaz venceram o desafio da GrandAm no México
 04/03 - Cirino e Piquet seguem como companheiros na ABF/Mercedes-Benz
 03/03 - Pruett largará na frente no México
 03/03 - Reunião neste sábado, e carreata em defesa do autódromo no domingo
 03/03 - Justiça nega recurso e CBA vai recorrer
 01/03 - Pizzonia e Bernoldi podem correr na Champ Car
 01/03 - ?Ruy Cezar mente ou está desinformado?, diz Scaglione
 28/02 - Adiada a prova romena do FIA GT
 27/02 - Tabelão mostra poucas coincidências de datas
 26/02 - França quase lá. E o Brasil caindo

... 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados