Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/02 - Meira defenderá a Panther Racing
 09/02 - Tudo como era antes no kartódromo de Interlagos
 08/02 - Paulistão começa no final de semana
 08/02 - Bélgica está fora do calendário do "circo"
 08/02 - Team Brasil terá Christian como piloto
 05/02 - CBA irá à Justiça para impedir obras em Jacarepaguá
 05/02 - Gronholm venceu o Rally da Suécia
 02/02 - Boa parte dos times já apresentou seus modelos para 2006
 02/02 - Confira as equipes da GM, VW e Mitsubishi
 30/01 - Oliveira testará pela Williams na sexta-feira
 22/01 - Gronholm levou a Ford à vitória em Monte Carlo
 18/01 - CBA questionará na Justiça as obras no Autódromo do Rio
 18/01 - Corvette foi o melhor também no segundo treino
 14/01 - Katalogo Racing assina com Ricardo Maurício para 2006
 13/01 - Eduardo Leite estréia na F3 Sul-americana em 2006
 11/01 - Brasil: Calendário de 2006 já está definido
 10/01 - A temporada 2005 em números
 10/01 - Stock Light - Definidos os pilotos da Top Speed Motorsports
 06/01 - Pan 2007: CBA denuncia manobras contra o automobilismo brasileiro
 03/01 - Losacco começa a defender título em abril

... 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados