Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Domingo começou com vitória brasileira na Austrália
Domingo, 24 de Outubro de 2004
 
O brasileiro Bruno Junqueira não pode reclamar que a sorte não esteve ao seu lado neste domingo. Podendo dar adeus as chances de conquistar seu primeiro título na Fórmula CART, o piloto venceu a "Lexmark Indy 300", corrida disputada nas ruas de Surfer?s Paradise, e empurrou a decisão para a etapa final da temporada.

Saindo em terceiro no grid, o piloto da Newman-Haas Racing chegou a ser ultrapassado por A.J. Allmendinger na largada, mas recuperou a posição na volta seguinte e passou a acompanhar de camarote a aproximação de Sebastien Bourdais para cima do pole position Paul Tracy. O francês chegou a tentar uma manobra, colocando o carro lado a lado do canadense no 11º giro, mas sem sucesso.

Parecia que Junqueira teria mesmo que se contentar com a terceira colocação. A cada volta que passava ele via sua desvantagem para Bourdais crescer, mas enquanto Tracy diminuía o ritmo para poupar equipamento e sem que o francês conseguisse deixa-lo para trás, o brasileiro foi tirando a diferença até que encostou definitivamente num trenzinho que era formado ainda pelo mexicano Mario Dominguez, este na quarta posição.

Mas a própria equipe que pode ser acusada de lhe tirar alguns bons resultados anteriormente, trabalhou da forma correta desta vez. Durante a segunda bandeira amarela da prova, provocada por uma rodada isolada de Mario Haberfeld, ele parou nos boxes para mais uma troca de pneus e reabastecimento. Seus mecânicos trabalharam mais e Junqueira deixou Bourdais para trás. O engenheiro do francês reclamou que o brasileiro tinha ultrapassado depois da linha que delimita o fim dos boxes, mas os comissários desportivos da Champ Car não aceitaram a argumentação.

O novo líder era A.J. Allmendinger, que vinha numa estratégia diferente junto com Patrick Carpentier, o segundo colocado, e Justin Wilson, em quarto, que se colocou entre o canadense e o brasileiro. Melhor para Tracy que conseguiu até abrir uma cômoda vantagem e o script parecia pronto para mais uma vitória do atual campeão da categoria.

Mas a partir daquele momento, a sorte que esteve ausente em outras corridas começou a sorrir para Bruno Junqueira. Tracy não passou em branco e cometeu um erro sozinho na Curva 3, despencando assim para a quinta colocação. Com isso, a partir da 40ª volta o brasileiro assumiu a liderança, mas não de forma tranqüila.

A emoção da corrida passou a ser em relação a uma nova parada nos boxes, pois todos os líderes tinham feito seus reabastecimentos na 31ª volta e não daria para seguir tranqüilo até a 57ª passagem. Andar forte ou conservar combustível pensando em mais uma bandeira amarela? Essa era a dúvida dos engenheiros, que acabaram mandando seus pilotos pisarem fundo no acelerador.

E assim Junqueira, Bourdais e Dominguez passaram a fazer sucessivas voltas mais rápidas, andando na casa de 1min34s, para abrirem o máximo de vantagem possível e fazerem um rápido "splash and go" no final da corrida. E essa foi a decisão mais acertada, pois todos os líderes tiverem que entrar novamente nos boxes faltando quatro voltas para a bandeira quadriculada, justamente no momento mais dramático da prova.

O canadense Patrick Carpentier, que vinha com seu aerofólio dianteiro praticamente solto desde as voltas iniciais, acabou perdendo o componente aerodinâmico de vez e chocou-se violentamente contra o muro, tendo que sair do circuito australiano dentro de uma ambulância.

A essa altura já não era mais possível ser agitada novamente a bandeira verde, sendo que a corrida terminou com o Safety Car a frente de todos os adversários e dando a Bruno Junqueira sua segunda vitória na temporada (a outra foi em Montreal). Sebastien Bourdais foi o segundo colocado e a festa no pódio ficou completa com a presença do mexicano Mario Dominguez.

Confira como terminou a corrida:

1º) Bruno Junqueira (BRA, Newman-Haas Racing), 57 voltas em 1m46s45s941
2º) Sebastien Bourdais (FRA, Newman-Haas Racing), a 1s199
3º) Mario Dominguez (MEX, Herdez Competition), a 1s363
4º) Paul Tracy (CAN, Team Forsythe), a 1s916
5º) Ryan Hunter-Reay (EUA, Herdez Competition), a 2s080
6º) A.J. Allmendinger (EUA, RuSPORT), a 2s741
7º) David Besnard (AUS, Walker Racing), a 16s110
8º) Justin Wilson (ING, Conquest Racing), a 16s775
9º) Guy Smith (ING, Rocketsports Racing), a 17s426
10º) Nelson Philippe (FRA, Conquest Racing), a 18s205
11º) Roberto Gonzalez (MEX, PKV Racing), a 19s368
12º) Jimmy Vasser (EUA, PKV Racing), a 21s504
13º) Oriol Servia (ESP, Dale Coyne Racing), a 24s373
14º) Mário Haberfeld (BRA, Walker Racing), a 1 volta
15º) Rodolfo Lavin (MEX, Team Forsythe), a 3 voltas
16º) Patrick Carpentier (CAN, Team Forsythe), acidente
17º) Michel Jourdain Jr (MEX, RuSPORT), acidente
18º) Jarek Janis (RCH, Dale Coyne Racing), prob. mecânico
19º) Alex Tagliani (CAN, Rocketsports Racing), acidente

Melhor Volta: Bruno Junqueira (BRA), 1min34s017 (172,232 km/h)
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 02/01 - Câncer vitimou Norman Casari
 02/01 - Começou a distribuição da ´MOTORSPORT BRASIL´ #16
 27/12 - Os terceiros colocados em 2005
 27/12 - Os vices de 2005
 27/12 - Os campeões de 2005
 27/12 - Caíram os totais dos rankings
 27/12 - Os comparativos dos números
 21/12 - Bora será o modelo da VW na Stock Car V8
 18/12 - Os Stedile venceram, ?de virada?
 18/12 - Confira as informações da prova em Tarumã
 14/12 - 12 Horas de Tarumã vai homenagear Pegoraro
 14/12 - Michelin vai deixar o ?circo"
 14/12 - Apresentado o sucessor do Audi R8
 12/12 - Confira todos os campeões da F-Truck
 12/12 - Atuação de Andrade valeu o título de Marcas à Scania
 12/12 - Cirino festejou o tri no show de Andrade
 11/12 - Os números finais do Brasileiro da F-Renault
 11/12 - Ninguém carimbou a faixa de Merlo Neto
 11/12 - Os números finais da Copa Clio
 11/12 - Frediani: apenas 131 milésimos de vantagem para o campeão

... 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados