Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/12 - Frediani Jr venceu. Cordova conquistou o título
 10/12 - Merlo Neto venceu, e é campeão da F-Renault
 10/12 - Merlo Neto sairá na frente neste domingo
 10/12 - Cordova garantiu mais uma pole em Interlagos
 09/12 - Bia sairá na pole da prova deste sábado
 09/12 - Cordova sairá na pole da Clio neste sábado
 08/12 - Brasília sediará decisão da temporada
 07/12 - Do Valle leva 180 dias ?de gancho?
 07/12 - Jader David substituirá Jorge Neto no ?Desafio das Estrelas?
 07/12 - Três brigarão pelo título da Copa Clio em Interlagos
 07/12 - Desafio das Estrelas: Jader entra no lugar de Jorge Neto
 03/12 - Confira a programação da 500 Milhas
 02/12 - Leo Burti defenderá time de Guaraná na V8 Light
 02/12 - Piquet se manteve na frente em Paul Ricard
 02/12 - Super Aguri fará nova inscrição
 02/12 - Targh 400 disputará a 12 horas de Tarumã
 02/12 - Saiu a lista oficial dos convidados para o ?Desafio das Estrelas?
 02/12 - FASP divulgou os calendários para 2006
 01/12 - Piquet terminou na frente os testes da GP2
 01/12 - Super Aguri ficou fora da lista da FIA

... 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados