Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/11 - Wheldon de casa nova na próxima temporada
 28/11 - Oliveira fechou na frente seu primeiro treino na F-Nippon
 27/11 - Atualizada a lista dos três primeiros em cada temporada da Stock Car
 24/11 - Já são 18 os times inscritos para a 6 Horas de Brasília
 23/11 - Biffle venceu, e garantiu o vice na festa de Stewart
 22/11 - Menu foi desclassificado da segunda prova em Macau
 22/11 - Ford terá duplas finlandesas na próxima temporada do WRC
 22/11 - Granja 500: Veja o resultado completo
 22/11 - Granja 500: Veja o resultado completo da categoria "A"
 22/11 - Granja 500: Veja o resultado completo da categoria "B"
 21/11 - Urnhani venceu, e Adibe festeja o título do Trofeo
 20/11 - Confira todos os vencedores na Granja Viana
 20/11 - Barrichello e Kanaan venceram pela sexta vez na Granja
 20/11 - Lucas quebrou jejum de 20 anos sem vitórias brasileiras em Macau
 20/11 - Merlo ganhou de ponta a ponta nas ruas de Salvador
 20/11 - Insanidade de Do Valle ofuscou a festa da Clio na Bahia
 20/11 - Merlo largará na pole da F-Renault em Salvador
 20/11 - Di Grassi conquistou o título em Macau
 20/11 - André Souza foi o melhor no treino em Salvador
 20/11 - Mais duas vitórias francesas na A1GP

... 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados