Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/10 - Todos os campeões da Fórmula Renault Européia
 25/10 - Kamui é o primeiro japonês a ?chegar lá? no Europeu
 25/10 - ?De virada?, Kobayashi ganhou o título do Europeu
 25/10 - Gordon fechou na frente a prova em Martinsville
 24/10 - Todos os campeões da DTM
 24/10 - Os números finais do Alemão de Turismo
 24/10 - Paffett campeão. Schneider ganhou a última do DTM
 24/10 - Loeb ganhou a antepenúltima do WRC
 24/10 - Ricci venceu a terceira consecutiva na Pick Up Racing
 24/10 - Veja os números do FIA GT
 24/10 - Vitória do Corvette na rodada chinesa do FIA GT
 23/10 - França ganhou também a segunda disputa em Portugal
 23/10 - Lewis ganhou de novo, e Di Grassi garantiu a ?P3? na tabela
 23/10 - Franceses venceram mais uma na A1GP
 23/10 - Todos os campeões da Champ Car
 23/10 - Francês se igualou a Zanardi e De Ferran
 23/10 - Confira os números da Champ Car
 23/10 - Bourdais venceu na Austrália, e antecipou a festa pelo título
 22/10 - Hamilton venceu novamente. Di Grassi foi o segundo
 22/10 - Brasil largará na pole position pela A1GP

... 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados