Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/05 - Resultados de Marcas e Pilotos
 03/05 - Resultado da Old Stock
 03/05 - Resultados da Turismo N e Turismo N Ar
 02/05 - Resultados da Fórmula Vee
 02/05 - Resultado da Fórmula Inter
 02/05 - Resultados da Fórmula 1600
 02/05 - Resultado Clássicos de Competição
 02/05 - Resultado da Classic
 02/05 - Resultados da Força Livre
 02/05 - Dois brazucas no pódio na rodada de abertura da Euroformula Open
 02/05 - Euroformula Open: resultado da segunda etapa
 02/05 - Euroformula Open: resultado da primeira etapa
 01/05 - Os números da F1
 01/05 - Resultado da prova em Soschi
 01/05 - Bottas ganhou na Rússia
 01/05 - Resultados da F4 Alemã
 01/05 - Fórmula Vee: Alberto Cesar Otazú sobe no pódio em Interlagos
 30/04 - A classificação da F-Indy
 30/04 - Pagenaud ganhou no deserto. Castro Neves foi 4º e Kanaan 6º
 30/04 - Resultado da corrida em Phoenix

... 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados