Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 03/05 - Resultados de Marcas e Pilotos
 03/05 - Resultado da Old Stock
 03/05 - Resultados da Turismo N e Turismo N Ar
 02/05 - Resultados da Fórmula Vee
 02/05 - Resultado da Fórmula Inter
 02/05 - Resultados da Fórmula 1600
 02/05 - Resultado Clássicos de Competição
 02/05 - Resultado da Classic
 02/05 - Resultados da Força Livre
 02/05 - Dois brazucas no pódio na rodada de abertura da Euroformula Open
 02/05 - Euroformula Open: resultado da segunda etapa
 02/05 - Euroformula Open: resultado da primeira etapa
 01/05 - Os números da F1
 01/05 - Resultado da prova em Soschi
 01/05 - Bottas ganhou na Rússia
 01/05 - Resultados da F4 Alemã
 01/05 - Fórmula Vee: Alberto Cesar Otazú sobe no pódio em Interlagos
 30/04 - A classificação da F-Indy
 30/04 - Pagenaud ganhou no deserto. Castro Neves foi 4º e Kanaan 6º
 30/04 - Resultado da corrida em Phoenix

... 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados