Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/10 - Kanaan é o terceiro piloto a garantir o vice em 2005
 17/10 - Franchitti venceu a prova em Fontana
 17/10 - Confira a tabela final da F-Indy
 17/10 - Todos os campeões da F-Indy
 17/10 - Confira a programação para 2006
 16/10 - ?O bom senso me fez parar?, disse Hoffmann
 16/10 - Fontes venceu no encharcado traçado de Tarumã
 16/10 - Renault fez 9 pontos a mais que a McLaren
 16/10 - Alonso conquistou 21 pontos de vantagem sobre Raikkonen
 16/10 - Dia começou e terminou mal para Michael
 16/10 - Alonso passeou na festa da Renault
 15/10 - Com Matos, Brasil conquistou título inédito na F-Mazda
 15/10 - Título é o oitavo de um brasileiro na temporada
 15/10 - Franchitti sairá na frente em Fontana
 15/10 - Renault monopoliza a primeira fila para a prova chinesa
 15/10 - ?1-2? da McLaren também no segundo treino
 14/10 - Raikkonen dominou em Xangai
 14/10 - Outra vez De La Rosa
 14/10 - De La Rosa comandou o primeiro treino em Xangai
 13/10 - Categoria pode fechar temporada com maior número de vencedores da história

... 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados