Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/10 - Piquet fechou na frente os treinos em Paul Ricard
 12/10 - Amorim Júnior e Martinez fizeram a festa pela Master B
 12/10 - Pereira e Johannpeter ganharam pela Master A
 12/10 - Hiar e Leite chegaram na frente pela Sprinter A
 12/10 - Martins faturou as duas da Júnior RBC
 12/10 - Custódio foi o nome da Cadete RBC
 12/10 - Varela e Bertagna garantiram título da N2 em Indaiatuba
 12/10 - NASCAR Sob o domínio dos Dinossauros
 12/10 - CBA envia projeto de Jacarepaguá para a FIA
 12/10 - ChampCar confirma uso de chassis Panoz
 10/10 - Cresceram os totais dos rankings
 10/10 - Bragantini Jr subiu uma posição no ranking da Clio
 10/10 - Salustiano empatou com Foizer e Khodair
 10/10 - Bragantini ganhou pela Copa Clio
 09/10 - Salustiano ganhou no chove-pára de Tarumã
 09/10 - Barba, cabelo e bigode de Kimball
 09/10 - Team France venceu duas pela A1GP
 09/10 - Totó Porto venceu duas pela GT3 Cup
 09/10 - "Foi a melhor vitória da minha carreira", disse Kimi
 09/10 - Mundial de Pilotos: 3º lugar será decidido em Xangai

... 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados