Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/10 - Ricci venceu a prova da Pick Up Racing em Cascavel
 01/10 - Ricci vai encabeçar o grid da Pick Up Racing em Cascavel
 01/10 - Kobayashi ganhou em Valência
 01/10 - Dobradinha da SEAT no grid do WTCC na Espanha
 01/10 - V8 Light: David comandou também o terceiro treino
 01/10 - DTM: Paffett largará na frente na Turquia
 01/10 - Brazucas tiveram primeiros contatos com bólido do ?circo?
 01/10 - teste
 30/09 - Pecorari venceu, e Matos colocou uma mão na taça da F-Mazda
 30/09 - Nico ?passeou?, e venceu novamente no Bahrain
 29/09 - Rosberg conquistou o título no Bahrein
 29/09 - Jimmie Johnson venceu em Dover, e lidera a tabela da NASCAR
 29/09 - Vettel recuperou segunda posição da prova em Zandvoort
 28/09 - Mudam as datas e locais das duas últimas provas do Brasileiro
 28/09 - Pizzonia na Williams também nos GPs do Japão e China
 26/09 - McLaren conquistou a 40ª dobradinha de sua história
 25/09 - Brasil fez ?3 em 3? na final mundial do Biland Chalenge
 25/09 - ?Team Brazil? lidera a classificação da A1GP
 25/09 - Piquet venceu também a segunda prova em Brands Hatch
 25/09 - Felipe recuperou a liderança da tabela

... 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados