Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/10 - Ricci venceu a prova da Pick Up Racing em Cascavel
 01/10 - Ricci vai encabeçar o grid da Pick Up Racing em Cascavel
 01/10 - Kobayashi ganhou em Valência
 01/10 - Dobradinha da SEAT no grid do WTCC na Espanha
 01/10 - V8 Light: David comandou também o terceiro treino
 01/10 - DTM: Paffett largará na frente na Turquia
 01/10 - Brazucas tiveram primeiros contatos com bólido do ?circo?
 01/10 - teste
 30/09 - Pecorari venceu, e Matos colocou uma mão na taça da F-Mazda
 30/09 - Nico ?passeou?, e venceu novamente no Bahrain
 29/09 - Rosberg conquistou o título no Bahrein
 29/09 - Jimmie Johnson venceu em Dover, e lidera a tabela da NASCAR
 29/09 - Vettel recuperou segunda posição da prova em Zandvoort
 28/09 - Mudam as datas e locais das duas últimas provas do Brasileiro
 28/09 - Pizzonia na Williams também nos GPs do Japão e China
 26/09 - McLaren conquistou a 40ª dobradinha de sua história
 25/09 - Brasil fez ?3 em 3? na final mundial do Biland Chalenge
 25/09 - ?Team Brazil? lidera a classificação da A1GP
 25/09 - Piquet venceu também a segunda prova em Brands Hatch
 25/09 - Felipe recuperou a liderança da tabela

... 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados