Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/09 - Vitória brasileira na primeira corrida da A1GP
 25/09 - Lapenna é o sétimo integrante do ranking de vitórias em Interlagos
 25/09 - Lapenna venceu na volta às pistas
 24/09 - Alencar Júnior largará na pole pelo ?Trofeo?
 24/09 - Castro Neves será o pole position da prova em Watkings Glen
 24/09 - Alexandre Foizer, o campeão de 2004, segue sendo recordista
 24/09 - Bia encabeçará o grid pela F-Renault
 24/09 - Beto Posses venceu o desafio da GT3 Cup
 24/09 - Brasil marca a pole position na GP1
 24/09 - Wheldon já comemora o título da F-Indy
 24/09 - Franceses na frente no terceiro treino da A1GP
 23/09 - Castro Neves terminou na frente os treinos em Watkins Glen
 23/09 - Catarinense largará na pole pela GT3 Cup
 23/09 - Hermann comandou o treino do ´Trofeo´
 23/09 - Bia na frente pela Fórmula Renault
 23/09 - Domínio norte-americano na A1GP
 23/09 - Veja os resultados da A1GP nesta sexta-feira
 23/09 - A1GP: Serão 40 pilotos e 25 países na prova de estréia
 23/09 - Valério detém o recorde da categoria
 23/09 - Hellmeister e Rocha co-lideram o ranking de Melhores voltas

... 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados