Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
No domingo, a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?
Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2004
 
Abrindo a temporada brasileira de provas de Endurance ? que prosseguirá no próximo dia 11 com a ?500 Milhas de Londrina, e terá seu encerramento de gala com a Mil Milhas, no dia 25 de janeiro ?, será disputada a partir da zero hora do próximo domingo a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?.

A história da corrida que é promovida pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS) começou antes mesmo que o circuito que dá nome a ela a sediasse, já que as três primeiras edições foram disputados num traçado armado nas ruas de Porto Alegre, mais precisamente no chamado ?Circuito de Cavalhada?.

Na primeira edição, que aconteceu em no dia 06 de maio de 1962, os vitoriosos na disputa que teve a participação de 39 carros, e um total de 175 voltas, foram Breno Fornari e Afonso Hoch, dupla gaúcha que se revezou na pilotagem de um Simca durante as 11h52min48s1 da corrida que completaram à média de 97,222 km/h.

Em Tarumã mesmo, a primeira prova foi disputada apenas em 1971, mais precisamente no dia 26 de outubro, quando o trio formado pelos paulistas Pedro Victor Delamare e Carlos Quartin Moraes, e completado pelo gaúcho José de Marchi ganhou a bordo de um Chevrolet Opala, fechando as 466 voltas totais em 12h01min22s3, à média de 116,899 quilômetros por hora.

Uma curiosidade com relação à 12 Horas de Tarumã é que sua 16ª edição, disputada em 1992, aconteceu bem longe da cidade de Viamão, onde está situada a pista, que, por estar em reformas, fez com que a disputa acontecesse em Guaporé, distante cerca de 220 quilômetros dali.

Prova valeu pelo Brasileiro no ano passado

A 27ª edição da ?12 Horas de Tarumã?, disputada no dia 14 de dezembro, valeu como quinta e última corrida do Campeonato Brasileiro de Endurance 2003, e foram justamente pilotos inscritos no certame nacional os ganhadores das 525 voltas totais.

Xandynho Negrão, Juliano Moro, Luiz Otávio Paternostro, o ?Pater?, e Giuliano Losacco - que neste ano arrebatou o status de melhor no Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 - foram os responsáveis pela pilotagem do MCR Turbo que chegou na frente da disputa do ano passado, depois de fecharem as 525 voltas totais após 11h58s53s66.

Os gaúchos Hugo Vargas e Marcelo Vargas revezaram-se na pilotagem de um Aldee Spyder, ocupando a segunda colocação ao final da disputa do ano passado, que teve o quarteto Odilon Menezes, Guaraci Costa, Luiz Costa e Paulo Rutzen, todos representantes do Rio Grande do Sul, ocupando o terceiro degrau do pódio, também graças à resistência de um Aldee Spyder.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/09 - Vitória brasileira na primeira corrida da A1GP
 25/09 - Lapenna é o sétimo integrante do ranking de vitórias em Interlagos
 25/09 - Lapenna venceu na volta às pistas
 24/09 - Alencar Júnior largará na pole pelo ?Trofeo?
 24/09 - Castro Neves será o pole position da prova em Watkings Glen
 24/09 - Alexandre Foizer, o campeão de 2004, segue sendo recordista
 24/09 - Bia encabeçará o grid pela F-Renault
 24/09 - Beto Posses venceu o desafio da GT3 Cup
 24/09 - Brasil marca a pole position na GP1
 24/09 - Wheldon já comemora o título da F-Indy
 24/09 - Franceses na frente no terceiro treino da A1GP
 23/09 - Castro Neves terminou na frente os treinos em Watkins Glen
 23/09 - Catarinense largará na pole pela GT3 Cup
 23/09 - Hermann comandou o treino do ´Trofeo´
 23/09 - Bia na frente pela Fórmula Renault
 23/09 - Domínio norte-americano na A1GP
 23/09 - Veja os resultados da A1GP nesta sexta-feira
 23/09 - A1GP: Serão 40 pilotos e 25 países na prova de estréia
 23/09 - Valério detém o recorde da categoria
 23/09 - Hellmeister e Rocha co-lideram o ranking de Melhores voltas

... 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados