Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/09 - Vitória brasileira na primeira corrida da A1GP
 25/09 - Lapenna é o sétimo integrante do ranking de vitórias em Interlagos
 25/09 - Lapenna venceu na volta às pistas
 24/09 - Alencar Júnior largará na pole pelo ?Trofeo?
 24/09 - Castro Neves será o pole position da prova em Watkings Glen
 24/09 - Alexandre Foizer, o campeão de 2004, segue sendo recordista
 24/09 - Bia encabeçará o grid pela F-Renault
 24/09 - Beto Posses venceu o desafio da GT3 Cup
 24/09 - Brasil marca a pole position na GP1
 24/09 - Wheldon já comemora o título da F-Indy
 24/09 - Franceses na frente no terceiro treino da A1GP
 23/09 - Castro Neves terminou na frente os treinos em Watkins Glen
 23/09 - Catarinense largará na pole pela GT3 Cup
 23/09 - Hermann comandou o treino do ´Trofeo´
 23/09 - Bia na frente pela Fórmula Renault
 23/09 - Domínio norte-americano na A1GP
 23/09 - Veja os resultados da A1GP nesta sexta-feira
 23/09 - A1GP: Serão 40 pilotos e 25 países na prova de estréia
 23/09 - Valério detém o recorde da categoria
 23/09 - Hellmeister e Rocha co-lideram o ranking de Melhores voltas

... 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados