Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/09 - Alexandre Foizer é o recordista das classificatórias
 21/09 - Jonathas Borlenghi volta às origens
 20/09 - Teste de Kanaan na BAR acontecerá no dia 29
 20/09 - Tuka Rocha vai correr na F-3000 Italiana
 20/09 - Newman venceu pela 12ª vez na NASCAR
 19/09 - Domínio da Alfa Romeo nas provas de WTCC na Turquia
 19/09 - Maserati fez ?1-2-3? na prova turca do FIA GT
 19/09 - Os números do FIA GT
 19/09 - BAR confirma Dirani em seu programa de novos talentos
 18/09 - Sorte conferiu a vitória a Zappelini em Curitiba
 18/09 - Kane chegou na frente na prova de encerramento da programação
 18/09 - Vitória recolocou Ekström no topo da tabela do DTM
 18/09 - Terminou em fado a primeira corrida do domingo na Irlanda
 18/09 - Hamilton novamente
 17/09 - Fizio dominou a classificatória em Curitiba
 17/09 - Quatro Alfa Romeo no topo do grid em Istambul
 17/09 - Hamilton festeja sua 12ª vitória no Europeu
 17/09 - Piccini/Deletraz vão encabeçar o grid na Turquia
 17/09 - Kane largará na frente também na segunda prova do domingo
 17/09 - Green conquistou sua primeira pole no DTM

... 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados