Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Reunião nesta segunda pode decidir o futuro da pista carioca
Domingo, 09 de Fevereiro de 2003
 
Numa reunião que vai ser realizada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o Prefeito da capital carioca César Maia e seu secretário de Esportes Ruy Cezar Miranda Reis poderão estar dando um passo definitivo em direção àquilo que já há muito tempo estão perseguindo: inviabilizar o uso do Autódromo Internacional Nelson Piquet para a disputa de corridas.

A dupla, que já tornou o uso da pista proibido através de um decreto que fechou o lugar a partir de meados de janeiro, e que através da cobrança de uma extorsiva taxa de R$ R$ 3.570,00 diários afugenta qualquer um que queira usar o traçado naqueles poucos momentos em que decidem liberá-lo, deve estar comemorando o fato de ter feito o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), acreditar que a área interna do circuito pode ser usada para a construção de quatro instalações destinadas à sede dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Nem contando o período que a pista inaugurada no dia 7 de agosto de 1977 vai ficar fechada para as obras, vai haver ainda mais um enorme problema depois que estas estiverem concluídas, uma vez que barreiras vão existir justamente nos pontos do traçado em que mais comumente há desgarradas de alguns carros.

Senão vejamos:

Justamente após a ?Primeira Perna do Esse?, o COB pretende construir um Velódromo (Nr. 1 na imagem); junto à segunda perna da mesma curva, o Comitê Olímpico quer erguer um Estádio de Atletismo (Nr. 2). Imediatamente após a saída da ?Curva 1?, deve surgir um Parque Aquático (Nr. 3), enquanto a área exatamente frontal à ?Curva Nonato? deve receber mais uma edificação, esta destinada ao abrigo de uma Arena Poliesportiva e para a disputa de jogos de Basquete (Nr. 4).

Diante de tudo isso, cabe a nós, e a qualquer um que goste de automobilismo, fazer ao respeitadíssimo Senhor Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman as seguintes indagações:

1) Porque usar a área interna do circuito para a realização das obras, sendo que o próprio bairro de Jacarepaguá tem tantos outros lugares com área mais que suficiente para elas?.

2) Teria a brilhante idéia de usar a área do circuito partido de cabeças internas ao COB, ou há nisso alguma influência do Ilustríssimo Senhor Prefeito da capital carioca?.

3) Teria o Senhor Carlos Arthur Nuzman noção de quão perigoso é para qualquer praticante de automobilismo ou motociclismo a existência de qualquer coisa que não gramado ou, na pior das hipóteses, pneus de proteção em áreas de escape de um circuito, e consciência de que edificações tiram do piloto qualquer possibilidade de visualização de pontos importantes da pista?.

4) Porque, Senhor Carlos Nuzman, Vossa Senhoria, pessoa que já prestou serviços relevantes ao esporte, pretende para a realização do Pan, inviabilizar o uso de uma praça usada para a prática da modalidade esportiva que mais glórias conferiu a nosso país?, e,

5) Como ficará a situação do público de competições após o Pan, tendo à frente ?elefantes brancos? que o impedirá de assistir às corridas?.

Toda a coletividade automobilística espera que o Comitê Olímpico Brasileiro reveja seus planos de localização dos complexos a princípio sediados dentro do Autódromo.

Não porque achemos que as atividades esportivas comandadas pela Confederação dirigida pelo Sr. Nuzman não tenham importância, ou porque não queiramos que o Rio, ou qualquer outra cidade de nosso país sedie o Pan.

Apenas acreditamos piamente que esportes podem perfeitamente subsistir sem a necessidade de canibalizar os demais.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/09 - Alexandre Foizer é o recordista das classificatórias
 21/09 - Jonathas Borlenghi volta às origens
 20/09 - Teste de Kanaan na BAR acontecerá no dia 29
 20/09 - Tuka Rocha vai correr na F-3000 Italiana
 20/09 - Newman venceu pela 12ª vez na NASCAR
 19/09 - Domínio da Alfa Romeo nas provas de WTCC na Turquia
 19/09 - Maserati fez ?1-2-3? na prova turca do FIA GT
 19/09 - Os números do FIA GT
 19/09 - BAR confirma Dirani em seu programa de novos talentos
 18/09 - Sorte conferiu a vitória a Zappelini em Curitiba
 18/09 - Kane chegou na frente na prova de encerramento da programação
 18/09 - Vitória recolocou Ekström no topo da tabela do DTM
 18/09 - Terminou em fado a primeira corrida do domingo na Irlanda
 18/09 - Hamilton novamente
 17/09 - Fizio dominou a classificatória em Curitiba
 17/09 - Quatro Alfa Romeo no topo do grid em Istambul
 17/09 - Hamilton festeja sua 12ª vitória no Europeu
 17/09 - Piccini/Deletraz vão encabeçar o grid na Turquia
 17/09 - Kane largará na frente também na segunda prova do domingo
 17/09 - Green conquistou sua primeira pole no DTM

... 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados