Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/09 - Kane sairá na frente na primeira prova no Mondello Park
 16/09 - Alesi comandou os treinos do DTM no Lausitzring
 16/09 - Di Resta comandará o grid da corrida do domingo
 16/09 - Scheider/Bartels comandaram os treinos do FIA GT na Turquia
 15/09 - José Serra terá encontro com Ecclestone
 15/09 - F-Truck pode ter um repeteco da final de 2002
 15/09 - Pizzonia correrá em São Paulo. Rosberg nas duas provas seguintes
 14/09 - Veja os números adicionados ao Placar Brasil
 14/09 - Oliveira conquistou o quinto título brasileiro na temporada
 14/09 - Fórmula Renault e Copa Clio terão provas em Salvador
 14/09 - Divulgado o calendário da próxima temporada
 12/09 - Vitória de Fittipaldi na prova da Grand-Am
 12/09 - Kurt Busch ganhou a prova de Richmond
 12/09 - TV espanhola registrou recorde de audiência
 12/09 - Ricci venceu pela primeira vez na Pick-up Racing
 11/09 - Veja os números da Fórmula Indy
 11/09 - Wheldon chegou na frente em Chicago
 11/09 - Confira os números da Européia
 11/09 - Kobayashi venceu as provas do Europeu em Donington
 11/09 - Pizzonia multado em Us$ 8 mil

... 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados