Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/09 - Culpado, Sato perderá dez posições no grid de Interlagos
 11/09 - Carroll ganhou a ?mini-corrida? da GP2 em Spa
 11/09 - Nova vitória na festa de Oliveira pelo título japonês
 11/09 - Veja os números da Fórmula 1
 11/09 - Raikkonen vence e adia decisão
 10/09 - Briscoe sairá na frente em Chicago
 10/09 - Barion e Valério ganharam pela Sul-americana
 10/09 - Ricci sairá na frente pela Pick Up Racing em Londrina
 10/09 - Pneus: redistribuídas as forças entre os fabricantes
 10/09 - Confirmada a compra da Minardi pela Red Bull
 10/09 - Resultado de Nelsinho quebrou jejum
 10/09 - Nelsinho Piquet vence pela primeira vez
 10/09 - Oliveira saiu, e Reid chegou na frente em Mine
 10/09 - A idéia é ruim. E vem se propagando
 10/09 - Fisico registrou a melhor média deste sábado
 10/09 - McLaren monopolizou as melhores marcas em Spa
 10/09 - Borcheller/Kelleners saem na frente. Brazucas bem no grid
 10/09 - Raikkonen e Alonso dominaram os treinos em Spa
 09/09 - Barion sairá na frente também da segunda prova
 09/09 - Europa: Falha da equipe impede Patrick de largar na frente

... 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados