Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/04 - Castro Neves quebra recorde e larga na pole; Kanaan sai em 6º
 29/04 - Os tempos da classificatória em Phoenix
 29/04 - Ferrari encabeçará o grid na Rússia. Massa largará em sexto
 29/04 - Os tempos das classificatórias na Rússia
 29/04 - As marcas do último treino livre
 29/04 - As marcas da segunda sessão em Sochi
 29/04 - Os tempos do primeiro treino na Rússia
 29/04 - Sprint Race e Campeonato Paulista movimentarão Interlagos
 29/04 - Veja a programação das corridas do final de semana
 29/04 - Inscritos na Força Livre
 29/04 - Quem corre pela F-Vee
 29/04 - Os inscritos na Fórmula Inter
 29/04 - Inscritos da Fórmula 1600
 29/04 - Quem corre pela Classic
 29/04 - Inscritos no Marcas e Pilotos
 29/04 - Veja os incritos da Old Stock
 29/04 - Os inscritos na Sprint Race
 27/04 - Confira os inscritos na Eurofórmula Open
 27/04 - Quatro brazucas na rodada dupla da Euroformula Open
 23/04 - Os número da Indy Lights

... 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados