Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/09 - Barion encabeçará o grid da prova deste sábado
 09/09 - Bruni conquistou a pole sob o dilúvio
 09/09 - Barion e Nunes foram os melhores nos treinos
 09/09 - Pick Up Racing: movimentação começa neste sábado em Londrina
 09/09 - Europa: Ammermüller dominou. Rocha foi o melhor brazuca
 09/09 - Doze corridas já foram realizadas sob chuva em Spa
 09/09 - Aguaceiro manteve os carros nos boxes no segundo treino
 09/09 - Oliveira pode promover uma festa brazuca no Japão
 09/09 - Raikkonen abriu na frente a programação belga
 08/09 - Piracicaba terá sua primeira prova de Arrancada
 07/09 - Alonso e Raikkonen estarão juntos nesta quinta-feira
 07/09 - Em cima da hora: Adiada a 10ª rodada do Paulista
 07/09 - Hasteada a bandeira branca no kartismo de Brasília
 07/09 - Sul-americana terá mais duas provas na Argentina
 07/09 - Categoria inspira publicidade da Chevrolet
 07/09 - Spa: um circuito ?mais ou menos? para Alonso
 07/09 - Schumacher desanimado para a prova em Spa
 06/09 - Dirani também correrá em Donington
 06/09 - Carbone disputará as provas da V6 em Donington
 06/09 - 500 Milhas da Granja Viana fecha inscrições com recorde

... 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados