Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/09 - Barion encabeçará o grid da prova deste sábado
 09/09 - Bruni conquistou a pole sob o dilúvio
 09/09 - Barion e Nunes foram os melhores nos treinos
 09/09 - Pick Up Racing: movimentação começa neste sábado em Londrina
 09/09 - Europa: Ammermüller dominou. Rocha foi o melhor brazuca
 09/09 - Doze corridas já foram realizadas sob chuva em Spa
 09/09 - Aguaceiro manteve os carros nos boxes no segundo treino
 09/09 - Oliveira pode promover uma festa brazuca no Japão
 09/09 - Raikkonen abriu na frente a programação belga
 08/09 - Piracicaba terá sua primeira prova de Arrancada
 07/09 - Alonso e Raikkonen estarão juntos nesta quinta-feira
 07/09 - Em cima da hora: Adiada a 10ª rodada do Paulista
 07/09 - Hasteada a bandeira branca no kartismo de Brasília
 07/09 - Sul-americana terá mais duas provas na Argentina
 07/09 - Categoria inspira publicidade da Chevrolet
 07/09 - Spa: um circuito ?mais ou menos? para Alonso
 07/09 - Schumacher desanimado para a prova em Spa
 06/09 - Dirani também correrá em Donington
 06/09 - Carbone disputará as provas da V6 em Donington
 06/09 - 500 Milhas da Granja Viana fecha inscrições com recorde

... 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados