Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/09 - Barion encabeçará o grid da prova deste sábado
 09/09 - Bruni conquistou a pole sob o dilúvio
 09/09 - Barion e Nunes foram os melhores nos treinos
 09/09 - Pick Up Racing: movimentação começa neste sábado em Londrina
 09/09 - Europa: Ammermüller dominou. Rocha foi o melhor brazuca
 09/09 - Doze corridas já foram realizadas sob chuva em Spa
 09/09 - Aguaceiro manteve os carros nos boxes no segundo treino
 09/09 - Oliveira pode promover uma festa brazuca no Japão
 09/09 - Raikkonen abriu na frente a programação belga
 08/09 - Piracicaba terá sua primeira prova de Arrancada
 07/09 - Alonso e Raikkonen estarão juntos nesta quinta-feira
 07/09 - Em cima da hora: Adiada a 10ª rodada do Paulista
 07/09 - Hasteada a bandeira branca no kartismo de Brasília
 07/09 - Sul-americana terá mais duas provas na Argentina
 07/09 - Categoria inspira publicidade da Chevrolet
 07/09 - Spa: um circuito ?mais ou menos? para Alonso
 07/09 - Schumacher desanimado para a prova em Spa
 06/09 - Dirani também correrá em Donington
 06/09 - Carbone disputará as provas da V6 em Donington
 06/09 - 500 Milhas da Granja Viana fecha inscrições com recorde

... 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados