Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Super GT: João Paulo de Oliveira defende liderança na Malásia
Quinta-feira, 18 de Junho de 2009
 
Brasileiro venceu nos dois últimos anos em Sepang

Líder do Campeonato Japonês de Super GT após três etapas, João Paulo de Oliveira (Nissan) volta a acelerar forte neste final de semana (19 a 21/6), quando disputará a prova no moderno circuito de Sepang, na Malásia, onde venceu nas duas últimas temporadas. “Sepang é um lugar muito especial pra mim. Adoro o clima, a pista, o povo. Seria maravilhoso conquistar mais um bom resultado lá”, avisa. O brasileiro soma 31 pontos, um de vantagem sobre a dupla Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), com Lexus SC430.

João Paulo está bastante empolgado por voltar à pista onde conquistou ao lado do japonês Seji Ara, as vitórias na sede do GP da Malásia de F1 em 2007 e 2008. “Dessa vez eu acho que teremos mais dificuldades. Teremos o carro mais pesado e no traçado de Sepang o peso afeta muito a performance dos pneus”, observa.

O brasileiro está sofrendo com o peso extra em seu carro nesta temporada. Até a sexta etapa da competição, cada ponto conquistado no campeonato resultará no acréscimo de 2 quilos no carro. Como ele tem 31 pontos carregará na etapa malaia mais 62 quilos como “punição” pelo bom desempenho. Só que ele largará com 92 quilos de lastro, já que a organização do principal campeonato de carros esportivos do Oriente impôs um adicional de 30 quilos a todos os Nissan GT-R.

Pensando nisto, a Yokohama promoveu um grande teste no Japão, experimentando mais de 10 tipos de pneus diferentes, com variadas construções e compostos, para encontrar a durabilidade necessária para o elevado peso que o Nissan GT-R de João Paulo estará carregando, aliado ao forte calor desta época na Malásia. “Sem dúvida os pneus são os principais fatores para se trabalhar no carro para a situação que iremos enfrentar. Tivemos bons testes em Suzuka, porém com temperaturas bem diferentes. Em Sepang o calor poderá ser radical”, lembra.

Apesar de todos estes desafios, João Paulo é anunciado como favorito a conquistar sua segunda vitória neste ano - a terceira consecutiva na Malásia -, o que poderia ampliar sua liderança no competitivo certame disputado entre cinco fabricantes diferentes. “Não estou pensando na liderança, penso em fazer bons pontos e nos manter na briga pelo campeonato. A liderança seria bom, claro, mas não podemos sempre nós manter líderes”, alerta JP, como é conhecido no Japão.

Assim está a Super GT após três etapas:

1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 31;
2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 30;
3) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 27;
4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 22;
5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 21;
6) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 20;
7) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 19;
8) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
9) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 12;
10) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 11;
11) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;
12) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 4;
13) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 3;
14) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 2.

Visite www.joaopaulo.jp
Visite: www.supergt.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 02/09 - Thomaz terminou na frente o segundo treino em Rafaela
 02/09 - Parente ocupará a pole neste sábado
 02/09 - Barion Neto liderou o primeiro treino em Rafaela
 02/09 - Site da FASP traz o regulamento da Mil Milhas
 02/09 - Asmer foi o mais veloz no início das atividades
 02/09 - Zonta comandou as ações em Monza
 02/09 - De La Rosa dominou o primeiro treino
 01/09 - Os Müller: mais que um sobrenome em comum
 01/09 - Retrospecto torna ?virada? improvável
 01/09 - Mais um carro na V8
 01/09 - Torcedores acreditam no título de Orsi
 01/09 - Mais times com motores Mercedes
 01/09 - O ranking geral de vitórias na Stock Car
 31/08 - Dois brazucas já fecharam ´Hat Tricks´ em Monza
 31/08 - Protótipo Porsche: mais testes antes da estréia
 31/08 - ?Ma que cosa...?
 30/08 - Tarumã escolhido
 30/08 - FIA WTCC e GT: fim dos eventos conjuntos
 29/08 - Clio: Wagner Cardoso rebate críticas de Farias com bom humor
 29/08 - BMW fez a festa. Zanardi venceu pela primeira vez

... 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados