Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/08 - BMW fez a festa. Zanardi venceu pela primeira vez
 29/08 - Biagi/Babini encabeçaram o ?1-2? da Maserati em Oschersleben
 29/08 - Veja os números do FIA GT
 29/08 - Paffett superou Ekström na prova holandesa do DTM
 28/08 - Loeb venceu pelo quarto ano consecutiva na Alemanha
 28/08 - Confira os números da F3 Européia
 28/08 - Hamilton liquidou antes a fatura
 28/08 - Montin ganhou uma, e Oliveira ampliou a vantagem ao ganhar a outra
 28/08 - Veja a pontuação da Champ Car
 28/08 - Glock é punido, e Servia vence em Montreal
 28/08 - Confira os números da F-Indy
 28/08 - Kanaan venceu a prova em Sonoma
 27/08 - Margeon é a campeã brasileira de Kart Endurance
 27/08 - O resultado completo do Brasileiro de Kart Endurance
 27/08 - Veja o grid completo para a prova do FIA GT
 27/08 - Scheider/Bartels vão encabeçar o grid em Oschersleben
 27/08 - O ?outro Müller? comandará o grid do WTCC
 27/08 - Líderes tem duas voltas de vantagem em Pinhais
 27/08 - Começou com ?stike? a prova do Europeu. Moreau foi o vitorioso
 27/08 - Nakajima é pole, e Oliveira o segundo nos dois grids

... 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados