Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/08 - NASCAR: Mayfeld foi ao topo do pódio em Michigan
 23/08 - ?Mudei de opinião?, admite Orsi
 23/08 - Salustiano estreará pela V8 em Londrina
 23/08 - Confira a Galeria da prova em Itajaí
 22/08 - Confira os números do Brasileiro de Velocidade
 22/08 - Brasileiro de Velocidade movimentou Itajaí
 22/08 - Rali de Itajaí: Veja os resultados
 22/08 - Placar Brasil: Crescem os totais dos rankings
 22/08 - Dias Ribeiro venceu na F-Russell
 22/08 - Matos segue administrando a liderança na F-Mazda
 22/08 - Wheldon: cada vez mais próximo do título
 21/08 - Merlo Neto é o novo líder da F-Renault
 21/08 - Confira os números da Copa Clio
 21/08 - Show de pilotagem valeu a Bia a vitória nas ruas capixabas
 21/08 - Veja o resultado completo da prova da Clio na capital capixaba
 21/08 - Frediani ganhou a corrida da Copa Clio em Vitória
 21/08 - Confira o resultado da prova em Istambul
 21/08 - Saiba como foi a prova na Turquia
 20/08 - Confira os tempos da Clio na capital capixaba
 20/08 - O líder, Cordova sairá na frente pela Copa Clio em Vitória

... 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados